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Plano de Contas e DRE

Listamos neste tópico como ajustar o sistema para gerar o relatório DRE.

Introdução

O DRE, sigla para Demonstração do Resultado do Exercício, é um relatório que visa demonstrar o aumento ou diminuição das finanças da empresa, considerando determinado exercício. Veja como gerar o relatório e como as informações serão apresentadas no relatório.

Cadastro do Plano de Contas

Antes de gerar o relatório DRE, cadastre o plano de contas. No plano de contas, cada conta é identificada por um número ou código único, o que facilita a organização e a localização das informações contábeis.

Devido à particularidade de cada empresa, o plano de contas deve ser feito de forma personalizada e em conjunto com a contabilidade. Faça uma análise completa da empresa. Comece separando cada receita, cada gasto, cada investimento e demais contas onde existam movimentações de valores.

Acesse o menu Financeiro > Gestão financeira > Plano de contas e clique em “Cadastrar categoria”, para cadastrar uma nova categoria como “Receita” ou “Despesa”.

Os campos disponíveis são:

  • Descrição: informe uma descrição para a conta (categoria).
  • Tipo: selecione se essa conta é uma receita ou uma despesa.
  • Categoria pai: utilizado para detalhar as contas.

Exemplo de cadastro:
Na imagem, é possível identificar o nível de cada categoria. Veja:


– Receita de vendas: é o primeiro nível. Para realizar o cadastro desta forma, mantenha o campo em branco.
– Receita de vendas no cartão: é o segundo nível, onde foi selecionada a categoria pai “Receita de vendas”.
– Receita de vendas no cartão de crédito: é o terceiro nível, onde foi selecionada a categoria pai “Receita de vendas no cartão”.

  • Código contábil: solicite ao contador qual código deve utilizar.
  • Apresentar no DRE: marque esta opção para exibir essas informações no DRE.
  • Ativo: desmarque esta opção para inativar este plano de contas.

Exemplo de plano de contas cadastrado

Veja um exemplo de cadastro de plano de contas com os níveis prontos:

Os dados deste tutorial devem ser utilizados única e exclusivamente para o entendimento do processo e não devem ser copiados para a utilização da empresa.

Relatório DRE

Para gerar o relatório DRE, acesse o menu Financeiro > Gestão financeira > Relatório DRE e selecione as opções de filtros. Os campos disponíveis são:

  • Mês de referência: mês de referência para geração do DRE.
  • Período: selecione um período para gerar o DRE.
  • Regime de apuração: selecione o regime de caixa ou regime de competência.

    Caixa: considera o momento em que foi realizada a entrada ou a saída do dinheiro (dados de pagamento nas despesas ou dados de recebimento nas receitas).

    Competência: considere os dados em que a venda ou a compra foi realizada.
  • Gerar relatório: ao clicar em gerar relatório, as informações na tela são atualizadas com base nos filtros.
  • Exportar relatório: clique nesta opção para exportar o relatório no formato de planilha e efetuar o download.

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