Neste tópico listamos o passo a passo e as opções disponíveis para a integração do Zweb com o Mercado Livre por meio do ZHub.
Introdução
A integração com o Mercado Livre no sistema é disponibilizada no ZHub, dessa forma é possível criar anúncios, controlar e faturar os pedidos recebidos no site.
Os anúncios serão criados no portal ZHub do Zweb e serão personalizados no site do Mercado Livre.
Os pedidos aparecerão no portal ZHub do sistema e serão faturados no sistema, no módulo de NF-e ou NFC-e importando o pedido de venda.
Configuração do cadastro de produtos
Para selecionar e enviar os produtos para o Mercado Livre, acesse o menu Cadastros > Estoque > Produtos.
No cadastro de produtos que serão enviados ao Mercado Livre é necessário:
- Marcar a opção ZHub.
- Informar um código de barras válido.
Após informar o código de barras e demais informações necessárias, clique em “Salvar”.
Seleção e envio de produtos
Na lista de produtos do estoque, selecione os itens, acesse o menu “Ações” e escolha “Enviar para o Mercado Livre”.
Ao fazer o envio para o Mercado Livre, iniciará uma sincronização que pode ser acompanhada no menu de Integrações > ZHub.
Com a sincronização feita, é possível partir para a ativação da integração.
Ativação da integração
Para ativação da integração do Zweb com o Mercado Livre, acesse o menu Integrações > ZHub e clique no botão “Acessar dashboard”.
Em seguida, abra o ZHub e acesse o menu Marketplaces > Mercado Livre.
Marque a opção para importar os anúncios existentes e clique em “Entrar com Mercado Livre”.
Na tela de login do Mercado Livre, acesse a conta da plataforma e volte ao sistema.
Ao retornar ao sistema, a tela aparecerá já com o ID do usuário do Mercado Livre.
Nas configurações informe um acréscimo do valor em percentual para os produtos e configure o percentual de envio do estoque.
Após preencher os dados, clique em “Salvar”.
Criação de anúncios
Para a criação dos anúncios, no ZHub acesse o cadastro de produtos, marque o item e clique em “Cadastrar”.
Na seção principal de configurações do anúncio, os campos gerais disponíveis são:
- Tipo do anúncio: tipo do anúncio disponível e adquirido pelo Mercado Livre.
- Definição de preço: definição do preço do item no Mercado Livre.
- Título do anúncio: digite o título principal do anúncio no Mercado Livre
- Preço: preço do produto no anúncio do Mercado Livre, informe manualmente ou ele será definido de acordo com a configuração da definição de preço anterior.
- Retirar na loja: marque esta opção para que o cliente possa selecioná-la para entrega.
- Frete grátis: caso este produto tenha frete grátis, marque esta opção.
Na seção de atributos adicionais, os campos serão apresentados de acordo com as caracteristicas de cada produto (brinquedos, roupas, etc.), conforme cadastro de categorias existente no site do Mercado Livre.
Os campos da seção “Dados da embalagem” são: altura, largura, comprimento e peso. Informe a descrição do anúncio e selecione imagens para identificar o produto no Mercado Livre.
Ao finalizar o cadastro do anúncio, clique em “salvar”.
Lista de pedidos
Para visualizar a lista de pedidos, acesse o menu pedidos no ZHub.
Quando um pedido é realizado, aparecerá na lista de pedidos de venda.
Os status dos pedidos no ZHub serão atualizados de forma dinâmica conforme a emissão os documentos fiscais dos pedidos de venda, bem como o status da entrega sendo retornada pelo Mercado Livre.
Ao clicar em um pedido, serão exibidos os detalhes, permitindo cancelar o pedido ou baixar a etiqueta de entrega.