Listamos neste tópico como realizar a configuração para a utilização do ecommerce.
Introdução
O ecommerce do Zweb é uma solução para facilitar e aproximar a empresa de seus clientes. Nele, é possível criar uma loja própria com a identidade visual e os produtos da empresa.
Enviar produtos para o ecommerce
Na lista de produtos do estoque, no menu Cadastros > Estoque > Produtos, ao marcar os produtos na lista são liberadas duas opções, são elas:
- Enviar para o ecommerce: envia os produtos selecionados para o ecommerce.
- Enviar TODOS para o ecommerce: envia todos os produtos cadastrados no estoque para o ecommerce.
Após o envio dos produtos, é possível acessar as integrações para sincronizar e acessar o ecommerce.
Sincronizar e acessar o ecommerce
Para sincronizar ou entrar no ecommerce, acesse o menu Integrações > Ecommerce.
Na lista de produtos da integração do ecommerce, ao marcar os produtos na lista são liberadas algumas opções, são elas:
- Sincronizar: sincroniza somente os produtos marcados.
- Sincronizar todos: sincroniza todos os produtos.
- Limpar ecommerce: remove ou inativa os produtos do ecommerce.
- Excluir: exclui do ecommerce os produtos selecionados.
Ainda nesta tela, é possível acessar o sub-domínio do ecommerce, que é o link que o cliente final irá utilizar para acessar, criar a conta e comprar produtos na loja.
O link do painel administrativo do ecommerce é onde o cliente pode configurar a empresa, alterar o logotipo, definir os núcleos, configurar pagamentos e incluir imagens para os produtos.
Painel administrativo do ecommerce
Ao clicar na opção do painel administrativo, será exibido a tela de login do painel.
No painel existem diversos menus para fazer o controle da empresa, são eles:
Painel – Emitente
No menu do emitente, são exibidas as informações da empresa, com base nos dados preenchidos lá no emitente do Zeta.
Painel – Banners
Nesse menu é possível incluir banners para o site da loja, são 3:
- Principal: banner principal do site, fica na tela principal.
- Secundário: banner secundário, fica logo acima dos produtos.
- Mobile: banner mobile, aparece apenas quando o site é acessado pelo celular.
Clique em “adicionar” para abrir o formulário de cadastro de banners. O formulário é composto pelos seguintes campos:
- Tipo: selecione o tipo do banner, entre principal, secundário ou mobile.
- Posição: a posição do banner em ordem.
- Link para redirecionamento: preencha um link para redirecionamento desse banner.
- Imagem: selecione a imagem para o banner.
Ao finalizar o cadastro, clique em “salvar” para gravar os dados.
Painel – Produtos
Nesse painel é possível editar informações dos produtos a serem vendidos no ecommerce.
É possível marcar os produtos e gerar um arquivo para a loja Instagram, para vincular os itens à loja na rede social.
Ao lado dos produtos, é possível clicar no ícone para inativar o produto, ou clicar no ícone para reativar o produto no ecommerce.
Painel – Categoria
Nesse painel é possível gerenciar as categorias dos produtos baseado nos grupos cadastrados no sistema.
Para editar uma categoria, clique nela para acessar o formulário.
Painel – Pedidos
Neste menu são listadas as compras realizadas pelos clientes no ecommerce.
As opções disponíveis para cada pedido são:
- Encerrar: encerra o pedido, não irá para o sistema e nem irá gerar venda.
- Enviar para WhatsApp: abre o WhatsApp com um texto padrão para ser enviado ao cliente.
- Abrir pedido: expande a linha do pedido para visualizar mais informações dele.
Painel – Configurações
Nesse painel existem diversas opções para personalização da loja no ecommerce do Zeta.
Ele é divido em seções, são elas:
Configurações – Geral
Na seção de configurações gerais, as opções disponíveis são:
- Subdomínio e-commerce: defina o subdomínio que irá utilizar, no exemplo da imagem o link ficará como (zucchetti.clipp.com.br).
- Título e-commerce: defina o título do e-commerce que será exibido ao acessar a página.
- Usar domínio próprio no e-commerce: ao clicar nesta opção, é aberto o formulário para configuração de subdomínio ou domínio do ecommerce. As opções disponíveis são:
- 1ª Opção – Cadastro de subdomínio: se a empresa vai utilizar apenas um subdomínio (loja.meudominio.com.br) deve fazer somente o apontamento do tipo CNAME do subdomínio para o nosso domínio (zeta.com.br), em seguida cadastrar no painel o subdomínio que vai utilizar. Também é necessário que seja enviado um certificado SSL para que este domínio seja configurado com navegação segura, para isto, entre em contato com o suporte técnico citando que deseja enviar o Certificado SSL para uso de subdomínio.
- 2ª Opção – Cadastro de domínio: esta opção significa direcionar todo o domínio do site para o link do ecommerce em nosso servidor DNS. Para isso deve cadastrar no painel o domínio que vai utilizar, para que possamos cadastrar em nosso servidor e encaminhar os devidos servidores DNS que você deve cadastrar no gerenciador de domínio (encaminharemos via e-mail). Caso utilize essa opção, não poderá utilizar o domínio para outras finalidades.
Ao finalizar as configurações de domínio, clique em “confirmar”.
- E-mail p/ envio de pedidos: configure um e-mail padrão para que os pedidos do e-commerce sejam enviados.
- WhatsApp: número do WhatsApp da empresa, para ser exibido no ecommerce.
- Dias – validade pedidos: dias para que um pedido seja expirado.
- ID Google Analytics: caso utilize o Google Analytics para análise de tráfego no ecommerce, copie e cole ID neste campo.
- URL Página do facebook: URL da página da loja no Facebook.
- Cor do tema: selecione a cor do tema do ecommerce.
- Logo: selecione a logo da empresa para ser exibida no ecommerce.
- Habilitar controle de estoque: marque esta opção para habilitar o controle de estoque dos produtos no ecommerce.
Ao finalizar as configurações, clique em “salvar dados” para gravar os dados da alteração.
Configurações – Formas de pagamento/Envio
Na seção de configurações de formas de pagamento e envio de mercadorias, as opções disponíveis são:
- Forma de pagamento: selecione as formas de pagamento das quais deseja que os clientes consigam realizar pedidos.
- Forma de envio: selecione a forma de envio que ficará disponível para o cliente no momento do pedido.
- Parcelamento máximo: informe um número máximo de parcelas que o cliente poderá
- Integração com UseRede: informe o PV e Token para integração com UseRede.
- Configurações da embalagem: informe a altura, largura e comprimento da embalagem.
Ao finalizar a configuração, clique em “salvar dados”.
Configurações – Institucional
Na seção de configurações institucionais as opções disponíveis são:
- Institucional: escreva o título do menu institucional da empresa, pode ser com o nome da empresa, por exemplo.
- Texto institucional: no campo de texto maior, descreva o texto institucional da empresa da forma que desejar.
Após informar os dados que deseja, clique em “salvar dados”.
Configurações – Segurança
Nessa seção é possível trocar a senha de acesso do ecommerce.
Ao finalizar as configurações, clique em “salvar dados” para gravar as alterações feitas.
Baixar os pedidos do ecommerce
No sistema, acesse o menu Documentos > DAV’s > Pedidos de venda.
No menu de ações selecione a opção “baixar pedidos do ecommerce”.
Selecione o período em que deseja importar os pedidos do ecommerce e clique em “baixar”.
Os pedidos serão importados e irão aparecer na lista de pedidos de venda para que sejam faturados.