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DAVs – Orçamentos e Pedidos de venda

O Zweb disponibiliza o cadastro de orçamentos e pedidos de venda para controle da empresa. Neste tópico veja as opções disponíveis e como utilizar os módulos.

Cadastro de situações

Lista

As situações são compartilhadas entre os pedidos de venda e orçamentos.

Para visualizar a lista de situações, acesse o menu Documentos > DAV’s > Situações. Para cadastrar uma nova situação, clique no botão “Cadastrar situação”.

Cadastro

Os campos disponíveis para o cadastro de uma nova situação são:

  • Descrição: descrição da situação cadastrada.
  • Cor: selecione uma cor para a situação.
  • Orçamento: marque para que a situação apareça nos orçamentos.
  • Pedido de venda: marque para que a situação apareça nos pedidos de venda.

Clique no botão “salvar” para gravar o cadastro da situação para ser usado nos pedidos de venda ou orçamentos.

Orçamento

Lista

Para visualizar a lista de orçamentos, acesse o menu Documentos > DAV’s > Orçamentos. Também é possível cadastrar um novo orçamento clicando no botão “Cadastrar orçamento”.

Nela é possível editar os orçamentos clicando no ícone ou excluir clicando no .

Cadastro

Dentro do orçamento, é possível utilizar uma tabela de preço para definir os preços dos produtos ou importar um kit para inserir os produtos do kit dentro do orçamento.

No formulário, os campos disponíveis para o orçamento são:

Dados do cliente

Selecione o cliente do orçamento.

É possível cadastrar um novo cliente clicando no ícone ou editar o cliente selecionado clicando no ícone .

Itens

Nesta seção é exibida a lista de itens e serviços do orçamento.

Os campos disponíveis para a adição de novos itens são:

  • Descrição: selecione o produto ou serviço que deseja adicionar no orçamento. Também é possível cadastrar um novo pelo ícone do .
  • Quantidade: quantidade do item a ser adicionada ao orçamento.
  • Valor unitário: valor unitário do produto ou serviço do orçamento
  • Desconto: desconto em percentual (%) ou valor (R$) do produto ou serviço do orçamento.
  • Total: valor total do produto ou serviço com base nos campos anteriores.

Por fim, clique no ícone no lado direito para adicionar o produto ou serviço no orçamento.

Na lista de itens é possível editar um item no ícone ou excluir pelo ícone .

  • Desconto total R$: informe um valor de desconto sobre o total.
  • Frete R$: valor do frete do orçamento.

Informações adicionais

Os campos disponíveis na aba de informações adicionais, são:

  • Formas de pagamento: selecione a forma de pagamento do orçamento.
  • Situação: selecione a situação do orçamento.
  • Vendedor: selecione o vendedor do orçamento.
  • Validade: informe a data de validade para este orçamento.
  • Observações: observações adicionais para o orçamento.

Finalizar orçamento

Para finalizar o cadastro do orçamento, as opções disponíveis são:

  • Impressões: é possível imprimir o orçamento na folha A4 inteira, na metade de uma folha A4 ou a forma simplificada em 80mm.
  • Imprimir: imprime em A4 e salva o orçamento.
  • Cancelar: cancela o cadastro ou edição e volta para a lista de orçamentos.
  • Salvar: salva o orçamento.
  • Gerar pedido de venda: clique para gerar um pedido de venda desse orçamento.

Não é possível importar um orçamento em qualquer outro documento, apenas para o pedido de venda.

Pedido de venda

Lista

Para visualizar a lista de pedidos de venda, acesse o menu Documentos > DAV’s > Pedidos de venda. Ao acessar a o menu, é exibida a lista de pedidos de venda cadastrados.

Nela é possível editar os pedidos de venda clicando no ícone ou excluir clicando no .

Além disso também é possível cadastrar um novo pedido de venda clicando no botão “Cadastrar pedido de venda”.

Cadastro

Dentro do pedido de venda, é possível utilizar uma tabela de preço para definir os preços dos produtos ou importar um kit para inserir os produtos do kit dentro do pedido de venda.

No formulário, os campos disponíveis para o pedido de venda são:

Dados do cliente

Selecione o cliente do pedido de venda.

É possível cadastrar um novo cliente clicando no ícone ou editar o cliente selecionado clicando no ícone .

Itens

Nesta seção é exibida a lista de itens e serviços do pedido de venda.

Os campos disponíveis para a adição de novos itens são:

  • Descrição: selecione o produto ou serviço que deseja adicionar no pedido de venda. Também é possível cadastrar um novo pelo ícone do .
  • Quantidade: quantidade do item a ser adicionada ao pedido de venda.
  • Valor unitário: valor unitário do produto ou serviço do pedido de venda
  • Desconto: desconto em percentual (%) ou valor (R$) do produto ou serviço do pedido de venda.
  • Total: valor total do produto ou serviço com base nos campos anteriores.

Por fim, clique no ícone no lado direito para adicionar o produto ou serviço no pedido de venda.

Na lista de itens é possível editar um item no ícone ou excluir pelo ícone .

  • Desconto total R$: informe um valor de desconto sobre o total.
  • Frete R$: valor do frete do pedido de venda.

Formas de pagamento

Informe a forma de pagamento que deseja para o pedido de venda.

Basta selecionar o pagamento e clicar no ícone com o .

Os campos disponíveis abaixo dos pagamentos são:

  • Validade: informe a data de validade do pedido de venda.
  • Conta de destino: selecione a conta de destino para o os valores do pedido de venda. É possível cadastrar no ícone ou editar no ícone .
  • Plano de contas: selecione o plano de contas para este pedido de venda. É possível cadastrar no ícone ou editar no ícone .
  • Situação: selecione a situação para o pedido de venda cadastrado.
  • Vendedor: selecione o cadastro do vendedor.

Informações adicionais

Nesta seção é possível inserir observações relacionadas ao pedido de venda.

Finalizar pedido de venda

Para finalizar o cadastro do pedido de venda, as opções disponíveis são:

  • Impressões: é possível imprimir o pedido de venda na folha A4 inteira, na metade de uma folha A4 ou a forma simplificada em 80mm.
  • Imprimir: imprime em A4 e salva o pedido de venda.
  • Cancelar: cancela o cadastro ou edição e volta para a lista de pedidos de venda.
  • Salvar: salva o pedido de venda.

Importação do pedido de venda

É possível importar o pedido de venda dentro dos documentos fiscais ou na venda gerencial do Zweb.

Na NF-e basta clicar no botão importar e selecionar importar pedido de venda.

No PDV basta utilizar o atalho INSERT do teclado e selecionar a opção pedido de venda.

No PDV também é possível este atalho manualmente, clicando no ícone dos atalhos no canto superior direito e selecionar importar documentos.

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