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DAVs – Orçamentos e Pedidos de venda

Listamos neste tópico as orientações para utilizar o módulo de DAVs na emissão de orçamentos e pedidos de venda.

Introdução

O módulo “DAVs” permite a emissão e o gerenciamento de orçamentos e pedidos de venda, documentos fundamentais no processo comercial.

  • Orçamento: utilizado para apresentar uma estimativa de valores, prazos e condições de venda ao cliente, sem obrigatoriedade de compra. Ele funciona como uma proposta comercial, permitindo ajustes enquanto não exportar para um pedido de venda.
  • Pedido de Venda: representa a formalização da compra por parte do cliente, servindo como um compromisso comercial. A partir dele, podem ser iniciados os processos de separação e entrega dos produtos ou prestação do serviço. Esse documento pode ser importado nos módulos de emissão de documentos fiscais.

Cadastro de situações

Realize o cadastro das situações antes da utilização de orçamentos ou pedidos de vendas. Essas situações serão compartilhadas em ambos os documentos.

Acesse o menu Documentos > DAVs > Situações e clique no botão “Cadastrar situação”.

Os campos disponíveis para o cadastro de uma nova situação são:

  • Descrição: descrição da situação cadastrada.
  • Cor: selecione uma cor para a situação.
  • Orçamento: marque o seletor para a situação ficar disponível nos orçamentos.
  • Pedido de venda: marque o seletor para a situação ficar disponível nos pedidos de venda.

Clique em “Salvar” para finalizar o cadastro.

Orçamentos

Acessando o menu Documentos > DAVs > Orçamentos a listagem de orçamentos lançados será apresentada. Para cadastrar um novo orçamento, clique em “Cadastrar orçamento”.

Clique no ícone para editar um orçamento ou no ícone para excluí-lo.

Cadastrar novo orçamento

Os campos disponíveis para o orçamento são:

Tabela de preços e Importação de kit

Selecione uma tabela de preços ou importe um kit clicando nos botões na parte superior direita da tela. Ambas as informações devem ser previamente cadastradas no menu Cadastros > Estoque.

Dados do cliente

Selecione um cliente cadastrado.

Cadastre um novo cliente clicando no ícone ou edite o cliente clicando no ícone .

Itens

Lance os produtos no orçamento. Os campos disponíveis para a adição de novos itens são:

  • Descrição: selecione o produto ou serviço que deseja adicionar ao orçamento. Se necessário utilize o ícone para cadastrar um novo produto.
  • Quantidade: informe a quantidade do item.
  • Valor unitário: informe o valor unitário do produto ou serviço.
  • Desconto: defina se o desconto será aplicado em percentual (%) ou em valor (R$) e informe o número correspondente.
  • Total: valor total do produto ou serviço com base nos campos anteriores.

Clique no ícone para adicionar o produto ou serviço ao orçamento.

Clique no ícone poderá editar um item ou no ícone para excluí-lo.

  • Desconto total (R$): informe um valor de desconto sobre o total.
  • Frete (R$): valor do frete do orçamento.
Informações adicionais

Os campos disponíveis na seção de informações adicionais, são:

  • Formas de pagamento: selecione a forma de pagamento do orçamento.
  • Situação: selecione uma situação para o orçamento.
  • Vendedor: selecione um vendedor para o orçamento.
  • Validade: informe a data de validade para este orçamento.
  • Observações: descreva observações adicionais para o orçamento.

Finalizar orçamento

Para finalizar o cadastro do orçamento, as opções disponíveis são:

  • Impressões: é possível imprimir o orçamento na folha A4 inteira, na metade de uma folha A4 ou a forma simplificada em 80mm.
  • Imprimir: imprime no formato A4 e salva o orçamento.
  • Cancelar: cancela o cadastro ou edição e volta para a lista de orçamentos.
  • Salvar: grava o orçamento.
  • Gerar pedido de venda: exporta o orçamento para um pedido de venda.

O orçamento pode ser exportado somente para um pedido de venda. Após gerar o pedido de venda não será possível realizar alterações no orçamento.

Pedido de venda

Acessando o menu Documentos > DAVs > Pedidos de venda a listagem de orçamentos lançados será apresentada. Para cadastrar um novo orçamento, clique em “Cadastrar pedido de venda”.

Clique no ícone para editar um orçamento ou no ícone para excluí-lo.

Cadastrar novo pedido de venda

Ao clicar no botão “Cadastrar pedido de venda”, os campos disponíveis para o orçamento são:

Tabela de preços e Importação de kit

Selecione uma tabela de preço ou realize a importação de um kit clicando nos botões na parte superior direita da tela. Ambas informações devem ser previamente cadastradas no menu Cadatros > Estoque.

Dados do cliente

Selecione um cliente cadastrado.

Cadastre um novo cliente clicando no ícone ou edite o cliente selecionado clicando no ícone .

Itens

Lance os produtos no pedido de venda. Os campos disponíveis para a adição de novos itens são:

  • Descrição: selecione o produto ou serviço que deseja adicionar ao pedido de venda. Se necessário utilize o ícone .
  • Quantidade: informe a quantidade do item.
  • Valor unitário: informe o valor unitário do produto ou serviço.
  • Desconto: defina se o desconto será aplicado em percentual (%) ou em valor (R$) e informe o número correspondente.
  • Total: valor total do produto ou serviço com base nos campos anteriores.

Clique no ícone para adicionar o produto ou serviço ao pedido de venda.

Clique no ícone poderá editar um item ou no ícone para excluí-lo.

  • Desconto total (R$): informe um valor de desconto sobre o total.
  • Frete (R$): valor do frete do orçamento.
Formas de pagamento

Informe o valor da forma de pagamento e clique no ícone para incluir na listagem.

Os campos disponíveis para os pagamentos são:

  • Validade: informe a data de validade do pedido de venda.
  • Conta de destino: selecione a conta de destino para os valores do pedido de venda. É possível cadastrar no ícone ou editar no ícone .
  • Plano de contas: selecione o plano de contas para este pedido de venda. É possível cadastrar no ícone ou editar no ícone .
  • Situação: selecione a situação para o pedido de venda cadastrado.
  • Vendedor: selecione o cadastro do vendedor.
Informações adicionais

Nesta seção é possível inserir observações relacionadas ao pedido de venda.

Finalizar pedido de venda

Para finalizar o cadastro do pedido de venda, as opções disponíveis são:

  • Impressões: é possível imprimir o pedido de venda na folha A4 inteira, na metade de uma folha A4 ou a forma simplificada em 80mm.
  • Imprimir: imprime em A4 e salva o pedido de venda.
  • Cancelar: cancela o cadastro ou edição e volta para a lista de pedidos de venda.
  • Salvar: salva o pedido de venda.

Importação do pedido de venda

Realize a importação do pedido de venda na NF-e, na NFC-e ou na venda gerencial.

Importação de pedido de venda para a NF-e

Na NF-e, com um novo lançamento aberto, clique no menu “Importar” e selecione “Importar pedido de venda”.

Selecione o pedido na listagem e clique em “Confirmar”.

Importação de pedido de venda para o PDV (NFC-e ou Venda Gerencial)

No PDV, utilize o atalho INSERT do teclado e escolha “Pedido de venda”.


Pode também clicar ícone de atalhos e selecionar “Importar documentos”.

Selecione o pedido na listagem e clique em “Confirmar”.

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