Listamos neste tópico a configuração do sistema para realizar a leitura das etiquetas geradas por balanças que não trabalham conectadas ao computador.
Introdução ao módulo
Quando a empresa opta por utilizar a impressão de etiquetas na balança, devido à distância entre o computador e a balança, ou ainda por não utilizar-la conectada ao computador, o Zweb possibilita a geração de um arquivo no formato “. txt”, que pode ser importado para a balança para a impressão das etiquetas, permitindo, posteriormente, a leitura dessa etiqueta pelo sistema.
Cadastro do produto
Acesse o cadastro de produtos no menu Cadastros > Estoque > Unidade de medida.
Na listagem de unidades de medida, certifique-se de que a unidade “quilograma” (KG) esteja cadastrada e clique no botão . Caso não esteja cadastrada, clique no botão “Cadastrar unidade de medida”.
Confira se o campo “Unidade” está preenchido com a informação “KG”, se o cadastro está “ativo” e se a opção “fracionar” também está ativa. Salve as alterações.
Acesse o cadastro de produtos no menu Cadastros > Estoque > Produtos.
Localize o produto pesável que será utilizado com a balança e configure o campo “unidade de medida” como KG ou KU.
Após cadastrar os produtos que deseja utilizar com a balança, na lista de produtos do estoque, clique no menu “ações” e selecione gerar códigos de barras.
Selecione os produtos, ou clique na checkbox ao lado da palavra “código” para selecionar todos e clique em “gerar códigos”. Depois, clique em “salvar” para gravar o código de barras no padrão esperado em todos os produtos pesáveis.
Geração do arquivo para a balança
Após gerar os códigos de barras dos produtos pesáveis, é possível gerar o arquivo “.txt” para importar os produtos na balança.
Acesse o cadastro de produtos no menu Cadastros > Estoque > Produtos, clique em ações e selecione a opção gerar arquivos para balanças.
Selecione o modelo da balança e clique em “salvar”.
Ao clicar em salvar o sistema irá realizar o download do arquivo .txt, o qual será importado na balança.
Transmissão do arquivo gerado para a balança
Para que possa fazer a “carga” do arquivo gerado pelo sistema na balança é necessário um cabo de comunicação, normalmente no padrão RS232. Além disso, alguns modelos de balanças só funcionam corretamente na porta serial COM1 e com velocidade de 2400 bits.