Listamos neste tópico as informações obrigatórias no cadastro de clientes e demais campos disponíveis no sistema.
Introdução
Este módulo é destinado ao cadastro das informações dos clientes. As informações serão utilizadas por todos os módulos do Zweb, incluindo o app AppsCloud e o ZetaDesk.
Menu Clientes
Para cadastrar um cliente novo, acesse o menu de Cadastros > Clientes e clique no botão “Cadastrar cliente”.
Dados Gerais
O único campo obrigatório para cadastro do cliente é o “Nome”. Apesar de obrigatório para a emissão dos documentos fiscais, os demais campos como endereço, CPF/CNPJ, não são obrigatórios para o cadastro do cliente.
A primeira seção do cadastro é a seção de “Dados gerais”. Nela é possível informar os dados básicos do cliente. Os campos disponíveis na seção de dados gerais são:
- Nome: informe o nome completo do cliente.
- CPF/CNPJ: informe o CPF para o cadastro de uma pessoa física ou o CNPJ para uma pessoa jurídica. É possível informar o CNPJ e clicar no ícone para pesquisar os dados do CNPJ na Receita Federal.
- Indicador IE: informe se o cliente que está sendo cadastrado é contribuinte, não contribuinte ou isento
- Inscrição Estadual: informe o número da inscrição estadual do cliente. Este cadastro é obrigatório para emissão de documentos fiscais para contribuintes. É possível consultá-la no portal Cadastro Centralizado de Contribuinte.
- Fornecedor: marque este campo para cadastrar esse cliente como fornecedor.
- Exterior: marque este campo caso a pessoa ou empresa seja do exterior (para notas de importação ou exportação). Ao marcar esta opção, o campo do CPF/CNPJ se transformará em documento exterior e o campo do CEP no endereço será oculto.
- Produtor Rural: marque este campo caso o cliente seja um produtor rural. Ao marcar esta opção, serão liberados os campos de “Indicador da IE” e “Inscrição Estadual”.
- Data de cadastro: preenchido automaticamente com a data atual.
- Ramo de atividade: selecione a opção que melhor se enquadra no ramo de atividade deste cliente.
- Inscrição SUFRAMA: caso este cliente seja contemplado com benefícios fiscais referentes a Zona Franca de Manaus, é possível informar a inscrição SUFRAMA (Superintendência da Zona Franca de Manaus).
- Inscrição Municipal: caso este cliente preste serviços dentro do município, é necessário que ele tenha uma inscrição municipal. A inscrição municipal, por vezes, é obrigatória para a emissão de NFS-e em determinados municípios.
- Nome Fantasia: informe o nome fantasia que a empresa utiliza.
- Sócio/Gerente: informe o nome do responsável pela empresa.
- Contato: contato referente ao responsável da empresa.
Na parte dos “E-mails” os campos disponíveis são:
- Tipo: informe se este é o e-mail principal, adicional, financeiro, entre outras opções.
- Responsável: nome da pessoa responsável por esse e-mail.
- E-mail: endereço de e-mail.
Na parte dos “Telefones” os campos disponíveis são:
- Tipo: informe se este é o telefone principal, comercial, WhatsApp, entre outras opções.
- Telefone: número de telefone.
Na parte dos “Endereços” os campos disponíveis são:
- Tipo: informe se este é o endereço principal, cobrança, entrega, entre outras opções.
- CEP: informe o CEP do endereço. Clicando no campo ao lado, o sistema realiza uma consulta para preencher os demais campos do endereço (menos o número).
- Logradouro: endereço preenchido automaticamente ao digitar o CEP.
- Número: informe o número do endereço.
- S/N: marque esta opção caso o endereço não possua número.
- Complemento: informe o complemento do endereço.
- Bairro: informe o bairro do endereço.
- Estado e município: campos preenchidos automaticamente com base no CEP informado.
- Observações: cadastre qualquer observação adicional.
Contatos
Na seção de contatos é possível agendar um contato. Esses dados estarão disponíveis para utilização no menu de agenda do sistema.
Uma listagem será apresentada com os agendamentos pendentes e contatos já efetuados.
Os campos disponíveis na seção de contatos são:
- Data/hora: data e hora do contato com o cliente.
- Pessoa: informe o nome da pessoa responsável pelo contato.
- Assunto: assunto que será tratado no contato.
- Forma: selecione a forma do contato, se é em pessoa (pessoalmente), fax, telefone, entre outras opções.
- Status: selecione se o contato está agendado ou já foi feito.
- Observações: cadastre qualquer observação adicional.
Ao informar um novo contato, clique no ícone para incluir na lista.
Movimentações
Na seção de movimentações é definido o limite de crédito do cliente,o saldo disponível e outras informações de vendas e faturamento do cliente.
Os campos disponíveis na seção de movimentações são:
- Limite de crédito: informe o limite de crédito para as vendas à prazo.
- Saldo disponível: saldo disponível do cliente com base nas movimentações.
- Primeira venda: data da primeira venda realizada para o cliente.
- Última venda: data da última venda realizada para o cliente.
- Média de atraso: média de dias de atraso praticados pelo cliente no pagamento de parcelas devidas para a empresa.
- Tipo de cliente: selecione a opção para clientes do tipo “atacado”.
Referências
Na seção de referências é possível cadastrar os contatos de referência deste cliente.
Os campos disponíveis na seção de referências são:
- Nome: informe o nome de contato da empresa.
- Telefone: informe o telefone deste contato.
Ao informar um novo contato, clique no ícone para incluir na lista.
Ao finalizar o cadastro do cliente, clique no botão “Salvar”.