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Cadastro de clientes no Zweb

Listamos neste tópico as informações obrigatórias no cadastro de clientes e demais campos disponíveis no sistema.

Introdução

Este módulo é destinado ao cadastro das informações dos clientes. As informações serão utilizadas por todos os módulos do Zweb, incluindo o app AppsCloud e o ZetaDesk.

Para cadastrar um cliente novo, acesse o menu de Cadastros > Clientes e clique no botão “Cadastrar cliente”.

Dados Gerais

O único campo obrigatório para cadastro do cliente é o “Nome”. Apesar de obrigatório para a emissão dos documentos fiscais, os demais campos como endereço, CPF/CNPJ, não são obrigatórios para o cadastro do cliente.

A primeira seção do cadastro é a seção de “Dados gerais”. Nela é possível informar os dados básicos do cliente. Os campos disponíveis na seção de dados gerais são:

Alguns campos do formulário só aparecerão caso o cliente seja um CNPJ ou caso seja um CPF, portanto a disposição dos campos no formulário pode variar.

  • Nome: informe o nome completo do cliente.
  • CPF/CNPJ: informe o CPF para o cadastro de uma pessoa física ou o CNPJ para uma pessoa jurídica. É possível informar o CNPJ e clicar no ícone para pesquisar os dados do CNPJ na Receita Federal.
  • Indicador IE: informe se o cliente que está sendo cadastrado é contribuinte, não contribuinte ou isento
  • Inscrição Estadual: informe o número da inscrição estadual do cliente. Este cadastro é obrigatório para emissão de documentos fiscais para contribuintes. É possível consultá-la no portal Cadastro Centralizado de Contribuinte.
  • Fornecedor: marque este campo para cadastrar esse cliente como fornecedor.
  • Exterior: marque este campo caso a pessoa ou empresa seja do exterior (para notas de importação ou exportação). Ao marcar esta opção, o campo do CPF/CNPJ se transformará em documento exterior e o campo do CEP no endereço será oculto.
  • Produtor Rural: marque este campo caso o cliente seja um produtor rural. Ao marcar esta opção, serão liberados os campos de “Indicador da IE” e “Inscrição Estadual”.
  • Data de cadastro: preenchido automaticamente com a data atual.
  • Ramo de atividade: selecione a opção que melhor se enquadra no ramo de atividade deste cliente.
  • Inscrição SUFRAMA: caso este cliente seja contemplado com benefícios fiscais referentes a Zona Franca de Manaus, é possível informar a inscrição SUFRAMA (Superintendência da Zona Franca de Manaus).
  • Inscrição Municipal: caso este cliente preste serviços dentro do município, é necessário que ele tenha uma inscrição municipal. A inscrição municipal, por vezes, é obrigatória para a emissão de NFS-e em determinados municípios.
  • Nome Fantasia: informe o nome fantasia que a empresa utiliza.
  • Sócio/Gerente: informe o nome do responsável pela empresa.
  • Contato: contato referente ao responsável da empresa.

Na parte dos “E-mails” os campos disponíveis são:

  • Tipo: informe se este é o e-mail principal, adicional, financeiro, entre outras opções.
  • Responsável: nome da pessoa responsável por esse e-mail.
  • E-mail: endereço de e-mail.

Na parte dos “Telefones” os campos disponíveis são:

  • Tipo: informe se este é o telefone principal, comercial, WhatsApp, entre outras opções.
  • Telefone: número de telefone.

Na parte dos “Endereços” os campos disponíveis são:

  • Tipo: informe se este é o endereço principal, cobrança, entrega, entre outras opções.
  • CEP: informe o CEP do endereço. Clicando no campo ao lado, o sistema realiza uma consulta para preencher os demais campos do endereço (menos o número).
  • Logradouro: endereço preenchido automaticamente ao digitar o CEP.
  • Número: informe o número do endereço.
  • S/N: marque esta opção caso o endereço não possua número.
  • Complemento: informe o complemento do endereço.
  • Bairro: informe o bairro do endereço.
  • Estado e município: campos preenchidos automaticamente com base no CEP informado.
  • Observações: cadastre qualquer observação adicional.

Ao informar um novo e-mailtelefone ou endereço, clique no ícone para incluir na lista.

Contatos

Na seção de contatos é possível agendar um contato. Esses dados estarão disponíveis para utilização no menu de agenda do sistema.

Uma listagem será apresentada com os agendamentos pendentes e contatos já efetuados.

Os campos disponíveis na seção de contatos são:

  • Data/hora: data e hora do contato com o cliente.
  • Pessoa: informe o nome da pessoa responsável pelo contato.
  • Assunto: assunto que será tratado no contato.
  • Forma: selecione a forma do contato, se é em pessoa (pessoalmente), fax, telefone, entre outras opções.
  • Status: selecione se o contato está agendado ou já foi feito.
  • Observações: cadastre qualquer observação adicional.

Ao informar um novo contato, clique no ícone para incluir na lista.

Movimentações

Na seção de movimentações é definido o limite de crédito do cliente,o saldo disponível e outras informações de vendas e faturamento do cliente.

Os campos disponíveis na seção de movimentações são:

  • Limite de crédito: informe o limite de crédito para as vendas à prazo.
  • Saldo disponível: saldo disponível do cliente com base nas movimentações.
  • Primeira venda: data da primeira venda realizada para o cliente.
  • Última venda: data da última venda realizada para o cliente.
  • Média de atraso: média de dias de atraso praticados pelo cliente no pagamento de parcelas devidas para a empresa.
  • Tipo de cliente: selecione a opção para clientes do tipo “atacado”.

Referências

Na seção de referências é possível cadastrar os contatos de referência deste cliente.

Os campos disponíveis na seção de referências são:

  • Nome: informe o nome de contato da empresa.
  • Telefone: informe o telefone deste contato.

Ao informar um novo contato, clique no ícone para incluir na lista.

Ao finalizar o cadastro do cliente, clique no botão “Salvar”.

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