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Ativação da API para boletos do banco Sicoob no Zweb

Listamos neste tópico os procedimentos para o envio de boletos do banco Sicoob por meio da API disponibilizada pela instituição.

Introdução

O principal objetivo de uma API (Interface de Programação de Aplicação) é integrar dois sistemas diferentes.

O sistema permite uma integração com o banco Sicoob para os boletos emitidos, por meio de uma API.

Essa configuração substitui a opção “envio do arquivo de remessa para o banco”.

Cadastro no site do banco

O sistema trabalha apenas com a versão V3 da API do SICOOB, é necessário ficar atento no momento da ativação para selecioná-la corretamente.

Para ativar a API com o registro automático de boleto Sicoob será necessário realizar o cadastro no site disponibilizado pelo banco.

Cabe à empresa verificar com o banco se algum valor será cobrado para a prestação deste serviço.

Acesse o site https://developers.sicoob.com.br/portal/dashboard e realize o cadastro.

Após efetuar o cadastro e acessar a página com login e senha, clique no botão “gerar aplicativo”.

Seguindo com o cadastro da aplicação, preencha com o nome da aplicação (ex.: nome da empresa – registro de boleto – Gdoor) e uma descrição (Ex.: Registro de boletos via integração Gdoor).

Selecione a opção desejada para a integração da API (conforme este exemplo “cobrança bancária”).

Na sequência preencha os dados:

  • Nome do cooperado: informe o nome do titular da conta.
  • Número da conta: informe o número da conta da empresa.
  • A integração será por uma empresa parceira: selecione “não”.
  • Certificado digital: clique no botão com o sinal de adição e localize o certificado digital.

O certificado precisa estar no formato .CER.CRT ou .PEM. Caso o certificado esteja no formato .PFX siga as instruções descritas no tutorial: https://developers.sicoob.com.br/portal/documentacao?slugItem=seguranca&slugSubItem=certificado-digital

A tela de confirmação será aberta. Confira todos os dados e, caso estejam corretos, clique em prosseguir.

Serão gerados os dados referente a Client ID Secret ID. Copie as informações e clique no botão “concluir”.

Certifique-se de que a credencial foi gerada para o ambiente de produção.

Configuração no Zweb

No sistema, acesse o menu Financeiro > Outros > Contas e clique em “Cadastrar conta” para cadastrar uma nova conta bancária.

Preencha os campos da seção boleto/remessa de acordo com a realidade da empresa e com base nos boletos já emitidos.

Se necessário, acesse o tutorial de configuração para geração de boletos para mais detalhes sobre esses dados.

Também é preciso que marque a opção API para liberar os campos relacionados à configuração da API.

Na seção de configurações API e preencha os dados solicitados de acordo com as informações geradas no site do banco:

  • Client Id: copie a informação do campo Client ID do site da Sicoob.
  • Senha do certificado: informe a senha do certificado digital (.pfx). É a mesma senha que foi configurada nas emissões de NF-e e NFC-e.
  • Importar certificado .pfx: é o mesmo arquivo do certificado que selecionou para a emissão de NF-e e NFC-e.

A configuração da API deve ser realizada em todas as contas Sicoob que fazem o envio de boletos.

Ao finalizar a configuração clique em salvar para gravar os dados.

Transmissão dos boletos

Quando finalizar o procedimento de configuração do boleto, sugerimos emitir um boleto como teste e confirmar com o banco se a operação obteve o êxito esperado.

Emita o primeiro boleto como teste e somente inicie a emissão de boletos caso o banco confirme a operação.

Acesse o menu Financeiro > Receitas e selecione as contas que deseja transmitir os boletos para o banco. Após selecionar todas as contas, clique no botão Ações > Emitir boleto.

Selecione a conta do Sicoob e clique em “emitir”.

Agora, basta aguardar que os clientes efetuem os pagamentos.

Retorno Bancário – recebimento dos boletos

No menu Financeiro > Receitas, clique no menu de Ações > API Boletos > Consultar Boletos.

Selecione a conta do Sicoob, informe o período de vencimento dos boletos e clique em “consultar”.

Uma mensagem de retorno será apresentada como “operação realizada com sucesso”.

Poderá verificar na listagem do módulo de receitas que as contas foram quitadas.

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