Listamos neste tópico como configurar e utilizar o módulo de ordem de serviço do Zweb.
Introdução
O módulo ordem de serviço, destinado a empresas que atuam no segmento de prestação de serviços, permite que o usuário realize o cadastro e controle de objetos, identificadores, situações, serviços e produtos. Possibilita a importação da OS para NF-e, NFC-e, venda gerencial e NFS-e.
Cadastros de controle
Cadastro de objetos
Os objetos são os itens aos quais serão prestados o serviço. Por exemplo, um veículo para escritórios ou um computador para uma assistência técnica em informática.
Acesse o menu Documentos > Ordem de serviço > Objetos e clique no botão “Cadastrar objeto”.
![](https://bdc.zweb.com.br/wp-content/uploads/2024/10/1_lista_objetos.png)
Informe a descrição do objeto e clique em “Salvar”.
![](https://bdc.zweb.com.br/wp-content/uploads/2024/10/2_formulario_objetos.png)
Cadastro de situações
O cadastro de situações é utilizado para indicar em que etapa da realização do serviço a OS se encontra. Acesse o menu Documentos > Ordem de serviço > Situações e clique em “Cadastrar situação”.
![](https://bdc.zweb.com.br/wp-content/uploads/2024/10/3_lista_situacoes.png)
Informe a descrição, selecione uma cor para a ordem de serviço e clique em “Salvar”.
![](https://bdc.zweb.com.br/wp-content/uploads/2024/10/4_formulario_situacao.png)
Cadastro de identificadores
Os identificadores são campos personalizáveis para auxiliar na identificação do objeto da OS. Para realizar o cadastro acesse o menu Documentos > Ordem de serviço > Identificadores.
![](https://bdc.zweb.com.br/wp-content/uploads/2024/10/5_lista_identificadores.png)
Altere os dados dos identificadores conforme necessário e clique em “Salvar”
Tipos de atendimento
O cadastro de tipos de atendimento é utilizado para separar os pedidos de serviço por categorias de atendimento. Acesse o menu Documentos > Ordem de serviço > Tipos de atendimento e clique em “Cadastrar tipo de atendimento”.
![](https://bdc.zweb.com.br/wp-content/uploads/2024/10/6_lista_tipos_de_atendimento-1.png)
Informe a descrição e clique em “Salvar”.
![](https://bdc.zweb.com.br/wp-content/uploads/2024/10/7_formulario_tipo_atendimento.png)
Configurações
Algumas configurações estão disponíveis para a ordem de serviço. Acesse o menu Documentos > Ordem de serviço > Configurações.
![](https://bdc.zweb.com.br/wp-content/uploads/2024/10/8_configuracoes_da_ordem_de_servico.png)
Os campos disponíveis para as configurações de ordem de serviço são:
![](https://bdc.zweb.com.br/wp-content/uploads/2024/10/9_formulario_configuracoes.png)
- Garantia (dias): informe uma garantia em dias para utilizar em novas ordens de serviço, este campo ainda pode ser alterado na OS.
- Previsão de entrega (dias): informe uma previsão de entrega em dias para utilizar em novas ordens de serviço. Este campo ainda pode ser alterado na OS.
- Tipos de impressão padrão: tipo de impressão padrão para a ordem de serviço.
- Habilitar quantidade atacado: marque esta opção para utilizar o preço de atacado junto da quantidade mínima para aplicar o preço de atacado.
Formulário da ordem de serviço
Para visualizar a lista e cadastrar uma nova ordem de serviço, acesse o menu “Documentos > Ordem de Serviço > Ordem de serviço. Para cadastrar uma nova OS, clique em “Cadastrar OS”.
![](https://bdc.zweb.com.br/wp-content/uploads/2024/10/10_lista_ordem_de_servico.png)
O formulário da ordem de serviço é dividido em seções. Os campos disponíveis são:
Dados gerais
Na seção “Dados gerais”, selecione ou cadastre um novo cliente pelo botão .
![](https://bdc.zweb.com.br/wp-content/uploads/2024/10/11_formulario_cadastro_os_dados_gerais.png)
Objetos
Na seção “Objetos”, preencha as informações dos identificadores configurados anteriormente, de acordo com a necessidade da empresa e os objetos cadastrados.
![](https://bdc.zweb.com.br/wp-content/uploads/2024/10/12_formulario_cadastro_os_objetos.png)
Peças e serviços
Na seção “Peças e serviços”, selecione um produto ou serviço que deseja incluir na OS, altere a quantidade e o valor unitário. Clique no botão com o para incluir na lista.
![](https://bdc.zweb.com.br/wp-content/uploads/2024/10/13_formulario_cadastro_os_pecas_servico.png)
Formas de pagamento
Na seção “Formas de pagamento”, inclua os pagamentos da ordem de serviço, de acordo com as formas de pagamento cadastradas no financeiro.
![](https://bdc.zweb.com.br/wp-content/uploads/2024/10/14_formulario_cadastro_os_formas_pagamento.png)
Informações adicionais
Na seção “Informações adicionais”, os campos disponíveis para preenchimento são:
![](https://bdc.zweb.com.br/wp-content/uploads/2024/10/15_formulario_cadastro_os_informacoes_adicionais.png)
- Situação: selecione a situação da OS de acordo com as situações cadastradas anteriormente.
- Vendedor: selecione o responsável pela ordem de serviço.
- Tipo de atendimento: selecione o tipo de atendimento desta ordem de serviço.
- Previsão de entrega: data de previsão da entrega.
- Garantia: data da garantia da OS.
- Observações internas: insira comentários internos para o OS. As informações deste campo não serão exibidas na impressão do orçamento.
- Observações: informe observações para a OS. As informações descritas neste campo serão exibidas na impressão do orçamento.
Finalizando o cadastro
Ao finalizar o cadastro da ordem de serviço, salve a OS clicando no botão salvar ou clique em imprimir para salvar e realizar a impressão do documento.
![](https://bdc.zweb.com.br/wp-content/uploads/2024/10/16_finalizar_os-1.png)