1. Início
  2. Manuais
  3. Financeiro
  4. Ativação da API para boletos do banco Sicredi no Zweb

Ativação da API para boletos do banco Sicredi no Zweb

Listamos neste tópico os procedimentos para configurar e enviar os boletos do banco Sicredi por meio da API disponibilizada pela instituição.

Introdução ao módulo

O principal objetivo de uma API (Interface de Programação de Aplicações) é integrar dois sistemas diferentes.

sistema permite uma integração com o banco Sicredi para os boletos emitidos, por meio de uma API.

Esta configuração substitui a opção “envio do arquivo de remessa para o banco”.

Cadastro no site do banco

Para ativar a API com o registro automático de boleto Sicredi será necessário realizar o cadastro no site disponibilizado pelo banco.

Cabe à empresa verificar com o banco se algum valor será cobrado para a prestação deste serviço.

Para cadastrar a API, siga o passo a passo abaixo: 

Clique no botão criar conta.

Selecione a opção conta profissional e preencha o formulário de acordo com os dados da empresa.

Após finalizar o cadastro, clique em Minha Conta > Minhas Apps e depois no botão “Criar Nova Aplicação”.

Será exibido um formulário para a criação de uma nova aplicação:

Neste formulário os campos devem ser preenchidos seguindo um determinado padrão:

  • Nome da Aplicação: API de Cobrança Beneficiário* Agência* Produção. Exemplo: API de Cobrança 11111-2222 Produção.
  • Descrição: API de Cobrança Beneficiário Agência Produção. Exemplo: API de Cobrança 11111-2222 Produção.

Selecione as opções “OPEN API – OAUTH – PARCEIROS 1.0.0” e “OPEN API – COBRANCA – PARCEIROS 1.0.0”.

Clique em “Registrar” para finalizar o cadastro.

Com a aplicação registrada, serão disponibilizados os campos “Client ID” e “Client Secret”, ambos utilizados pelo sistema.

Guarde os códigos ou anote o local onde estão o “Client ID” e o “Client Secret” fornecidos pelo banco, pois serão necessários na configuração da API.

Com o clientID e o client secret gerados, é necessário abrir um chamado com o suporte do Sicredi para solicitar o token de acesso no ambiente de Produção.

Para abrir um chamado, no menu de “Suporte” selecione a opção “Abra um chamado”.

No formulário preencha os campos com as seguintes informações:

  • Escolha o tipo de solicitação abaixo: API Cobrança Boletos.
  • Escolha o motivo do contato: solicitar Token de Acesso.
  • Assunto: solicito o Token de Acesso de produção para integração ao software Zweb.
  • Descrição detalhada: solicito o Token de Acesso de Produção para integração ao software Zweb, referente ao Client ID: (informe o Client ID gerado anteriormente).

Localize o Client ID no menu “Minhas Apps”.

  • Ambiente: “Produção”.
  • Client ID ou Nome da App: API Cobrança + Beneficiário + Agência + Produção. Conforme feito anteriormente na criação de uma nova APP.

Ao finalizar o preenchimento dos dados, clique em “Enviar” e aguarde até que o suporte do Sicredi forneça o retorno.

Para visualizar como está o status do chamado, acesse o menu Suporte > Meus chamados.

Quando o status do chamado estiver como aprovado, deve acessar o menu minha conta > minhas apps e clicar no link de detalhes na coluna access tokens.

O conteúdo da coluna código é o a informação que será preenchida no campo “Developer key”, na configuração da API do Zweb para o banco Sicredi.

Agora com o clienId, secret key e a developer key, inicie a configuração no sistema.

Configuração no Zweb

No sistema, acesse o menu Financeiro > Outros > Contas e clique em “Cadastrar conta” para cadastrar uma nova conta bancária.

Preencha os campos da seção boleto/remessa de acordo com a realidade da empresa e com base nos boletos já emitidos.

Se necessário, acesse o tutorial de configuração para geração de boletos para mais detalhes sobre esses dados.

Também é preciso que marque a opção API para liberar os campos relacionados à configuração da API.

Na seção “Configurações API”, preencha os dados solicitados com as informações geradas no site do banco.

  • Username: informe uma combinação do código do beneficiário + número da cooperativa.
  • Password: senha gerada no internet banking.
  • ClientID: informe o clientID gerado anteriormente, ele pode ser consultado no internet banking, no menu minha conta > minhas apps.
  • Client Secret: informe o client secret gerado anteriormente, ele pode ser consultado no internet banking, no menu minha conta > minhas apps.
  • Developer Key: informe a “Developer Key” gerada anteriormente, que pode ser consultada no Internet Banking, em Minha Conta > Minhas Apps opção “Detalhes” na coluna “Access Tokens”.

Após informar os dados da API, clique em “salvar”.

Transmissão dos boletos

Quando finalizar o procedimento de configuração do boleto, sugerimos emitir um boleto como teste e confirmar com o banco se a operação obteve o êxito esperado.

Emita o primeiro boleto como teste e somente inicie a emissão de boletos caso o banco confirme a operação.

Acesse o menu Financeiro > Receitas e selecione as contas para transmitir os boletos ao banco. Clique em Ações > Emitir boleto.

Selecione a conta do Sicredi e clique em “emitir”.

Agora, basta aguardar que os clientes efetuem os pagamentos.

Retorno Bancário – recebimento dos boletos

No menu Financeiro > Receitas, clique no menu de Ações > API Boletos > Consultar Boletos.

Selecione a conta do Sicredi, informe o período de vencimento dos boletos e clique em “consultar”.

Uma mensagem de retorno será exibida como “Operação realizada com sucesso”.

Poderá verificar na listagem do módulo de receitas que as contas foram quitadas.

Esse artigo foi útil?