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Configuração do ZDesk no Zweb

Listamos neste tópico detalhes sobre o ZDesk, solução que possibilita trabalhar com o caixa offline no sistema Zweb.

Introdução

O Zweb disponibiliza o ZDesk, um PDV Offline interligado ao sistema online. É possível gerenciar cadastros de clientes e produtos, utilizar a balança de checkout diretamente no caixa e realizar vendas no PDV com emissão da NFC-e.

Configuração dos caixas no Zweb

Antes de efetuar o download e instalação do ZDesk, é necessário realizar algumas configurações. Acesse o menu Fiscal > Configurações > Documentos e caixas.

Na seção “Documentos fiscais”, clique no botão .

Os campos disponíveis para preenchimento na NFC-e são:

Em caso de dúvidas no preenchimento dos campos, solicite auxílio da contabilidade da empresa.

  • Modelo: selecione o modelo de nota que está configurando (55 – NF-e / 65 – NFC-e / 58 – MDF-e).
  • Ambiente: marque o ambiente de “Produção”, para o período com efeito fiscal ou “Homologação”, para o período de testes.
  • Série: informe a série de emissão de notas.

Cadastre uma série diferente para cada caixa que utilizará o ZDesk.

  • Próximo documento: informe qual é o número da próxima nota, seja NF-e, NFC-e ou MDF-e.
  • ID token: a identificação do token fornecida pela SEFAZ juntamente com o token (CSC).
  • Token (CSC): trata-se de uma sequência de caracteres que são diferentes para o ambiente de produção ou homologação e é fornecida pela SEFAZ juntamente com o ID token.
  • Impressão reduzida: ative esse recurso caso queira economizar papel nas impressões.
  • Enviar dados do intermediador: marque esta opção para enviar os dados do intermediador no XML.
  • Ativo: desmarque esta opção para inativar um cadastro de série/caixa.

Na seção “Caixas”, insira o número do “Caixa” e selecione o “Usuário” que irá utilizá-lo. Após preencher os dados, clique no botão .

Após cadastrar os caixas, realize o download e instalação do ZDesk.

Download e instalação do ZDesk

Para realizar o download do ZDesk, acesse o Zweb, clique no ícone e escolha a opção “Dados da empresa”.

Na seção “ZDesk”, clique no botão “Baixar instalador”.

Execute o arquivo baixado, siga avançando as telas até que fique disponível o botão “instalar” e aguarde até que complete a instalação.

Configuração do caixa no ZDesk

Ao finalizar a instalação do ZDesk, abra o aplicativo, informe os dados de login do Zweb e clique em entrar.

No primeiro acesso, recomenda-se utilizar um usuário administrador para configurar o caixa.

Sempre que o ZDesk é aberto, ocorre uma sincronização com o Zweb. O processo pode levar alguns minutos, dependendo do volume de dados do sistema. Após a sincronização, o ZDesk será aberto automaticamente.

Clique no ícone e escolha a opção configurações.

Na aba “Identificação do desktop”, informe o nome do operador e selecione uma das séries para NFC-e e venda gerencial cadastradas anteriormente que será utilizada neste caixa.

Além disto, também é possível que o ZDesk atualize os dados automaticamente marcando esta opção. Para que o ZDesk inicie com o Windows e não seja necessário abri-lo manualmente, marque a opção iniciar com o Windows.

Na aba “Certificado digital”, configure:

  • Local do certificado: selecionando a opção “repositório do Windows, o sistema irá exibir os certificados que estão instalados no computador. Caso selecione a opção “arquivo”, localize o arquivo do certificado no computador e informe a senha.
  • Modo de autorização: selecionando a opção “Zweb” as notas fiscais serão enviadas ao Zweb para que o mesmo faça a autorização da NFC-e. Caso selecione o modo “ACBR”, o próprio ZDesk irá enviar as notas para a SEFAZ.

Para utilizar a contingência automática disponível no PDV Offline, obrigatoriamente deverá configurar o modo de autorização ACBR.

Na aba “Contingência”, poderá “Habilitar a contingência automática” ou ativar a contingência manualmente. Ambas as opções só podem ser marcadas caso tenha configurado o modo de autorização ACBR anteriormente.

Na aba “Geral”, configure o “Limite de dias para a busca dos DAVs” no Zweb e os minutos para realizar a próxima sincronização.

O intervalo de sincronização pode variar entre 60 e 120 minutos.

Na aba “E-mail”, configure o envio de e-mail das notas fiscais autorizadas, caso use o modo de autorização ACBR.

Na aba “Balança”, realize a configuração da balança de checkout para usar diretamente no PDV com os produtos pesáveis cuja unidade de medida seja KG ou KU

Clique aqui para acessar o tutorial completo da configuração de balança de checkout.

Na aba “Impressão”, selecione a impressora padrão para a impressão da NFC-e.

Para possibilitar esta seleção, realize a instalação da impressora no Windows.

Na aba “ZPOS” é possível configurar a comunicação com o ZDesk. Os campos disponíveis são:

  • Máquina/IP ZPOS: informe o IP da máquina que terá o servidor ZPOS ativo.
  • Porta: informe a porta que o ZPOS está ativo (padrão é 3330).
  • Espera(min): tempo de espera para a conexão (em minutos).
  • Código ativação: código de ativação do ZPOS.
  • Imprimir no POS: marque esta opção para imprimir o documento no POS.
  • Imprimir via estabelecimento: marque se deve ser impressa a vida do estabelecimento ou não.
  • Botão testar conexão: testa a conexão com os dados informados.
  • Baixar instalador ZPOS: baixe o instalador ZPOS no computador que será o servidor ZPOS e instale-o.

Além das configurações citadas, adicione os caixas e as integradoras:

  • Caixa: selecione um caixa cadastrado.
  • Integradora: selecione a integradora do ZPOS.
  • Nº serial POS: informe o serial da maquininha ZPOS.

Após realizar as configurações e “salvar”, o ZDesk está pronto para uso.

Exemplo de uma venda no ZDesk

No menu fiscal, selecione a opção PDV.

Selecione qual é o número do caixa e informe um valor para a abertura do dia. Marque a opção abaixo caso desejar imprimir o comprovante.

No lado esquerdo da tela é possível fazer o lançamento dos produtos por nomecódigo interno ou código de barras. No lado direito, informe os valores pagos em cada forma de pagamento.

Para finalizar a venda, pressione F3.

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